sábado, 16 de julho de 2011

WebQuest


A WebQuest é uma forma de aprendizagem baseada em projectos e baseada em problemas em que os recursos (e muitas vezes as tarefas e recursos) estão localizados na web.A webquest é uma tarefa que pede aos alunos para usar a World Wide Web para aprender e ou sintetizar seu conhecimento um tópico específico. A webquest "true", como originalmente concebido por Bernie Dodge e Tom March, requer a síntese de novos conhecimentos através da realização de uma "tarefa", muitas vezes para resolver um problema hipotético ou solucionar um problema do mundo real. Atividades mais simples web projetado para estudantes de investigar e recolher novos conhecimentos de web-based fontes também pode ser um substituto mais envolvente e eficaz para a leitura do capítulo-e-complete-a-revisão-questions.Nos primeiros dias, Bernie Dodge e passei horas por semana, durante mais de dois anos discutindo, debatendo, questionando e concretizar noções de atributos críticos de uma WebQuest é. Durante uma sessão, Bernie chamou um gráfico representando as entradas e os resultados de aprendizagem com uma caixa no meio. Esta caixa foi onde a informação recém-adquirida passou por uma transformação em uma nova compreensão.

O "Entrada de Aprendizagem" é a parte fácil da definição do WebQuest é algumas ou todas as informações que os alunos interagem com provém de recursos na internet. Infelizmente, este é o lugar onde a compreensão de muitos educadores "de WebQuests começam e terminam. No entanto, é o próximo bit, onde as coisas ficam complicadas e interessantes - e onde o potencial de WebQuests são realizados ou não. O principal atributo essencial de uma WebQuest é facilitar esta transformação de informação em um recém-construído entendimento, assimilados.

O objetivo deste artigo é o de elaborar sobre como uma WebQuest bem concebida e entregue integra uma série de pesquisas apoiadas estratégias para solicitar a intangívelexperiências que estão no cerne da aprendizagem transformadora. O primeiro passo neste processo é o de oferecer uma definição revista de uma WebQuest (real).

"WebQuest", como definido por Tom de março, por volta de 2003

"Uma WebQuest é uma estrutura de aprendizagem scaffolded que usa links para recursos essenciais sobre a World Wide Web e uma tarefa autêntica investigação para motivar alunos de um centro de desenvolvimento open-ended questão, de conhecimento individual e participação em um processo de grupo final que tenta para transformar informação em recém-adquirido uma compreensão mais sofisticada. WebQuests A melhor fazer isso de uma forma que inspira seus alunos a ver mais ricas relações temáticas, facilitar uma contribuição para o mundo real de aprendizagem e refletir sobre seus processos metacognitivos própria. "
Como é que uma WebQuest trabalho?
Uma WebQuest é uma estrutura scaffolded aprendizagem.
Em que assenta o modelo WebQuest é um aspecto da psicologia cognitiva que diz que se queremos que as pessoas que podem ser novas para um esforço para realizar a níveis mais especialista, devemos examinar o que os especialistas fazem e, em seguida, os novatos pronta através de uma experiência similar. O exemplo clássico dessa abordagem é o processo de escrita. Ao invés de pedir aos alunos do ensino fundamental para escrever para o tema "Como passei minhas férias de verão", poderíamos perguntar-lhes para discutir, tirar fotos, lista ou associar livre antes de ajudá-los a pensar sobre uma audiência e os detalhes descritivos que cerca um incidente em particular . Esta alunos alertando para realizar além do seu conjunto de habilidades cognitivas atuais é conhecido como andaimes ou facilitação processual e foi mostrado para afetar positivamente o desempenho do aluno.Andaimes são "estruturas temporárias para apoiar o desempenho dos alunos para além das suas capacidades.Exemplos de andaimes são "atividades que ajudam os alunos a desenvolver a mentalidade certa, envolver os alunos com o problema, dividir as atividades em tarefas gerenciáveis, a atenção dos alunos e direta" para os aspectos essenciais dos objetivos de aprendizagem". Dada a prática em curso avançado enfrentar tarefas intelectuais, desta forma, o nível de apoio é "desbotada", como as habilidades são internalizados.
Andaimes como está no coração da WebQuest modelo, como definida acima. Na verdade, o andaime integrado de pesquisa específica baseada em estratégias é "o que acontece" na "caixa preta" misteriosa de transformação. As principais estratégias que WebQuests prompt são:
Teoria da motivação
Questionamento - Teoria esquema
Construtivismo
Aprender diferenciada
Aprendizagem Situada
Instrução temáticas
Avaliação autêntica
Metacognição aberta
Centrada no aluno princípios psicológicos
Desta forma, WebQuests não são nada de novo. O que eles estão é uma maneira de integrar uma série de estratégias de aprendizagem de som ao mesmo tempo, fazendo uso educacional substancial da Web. Curiosamente, enquanto essas teorias educacionais têm feito bom senso de um bom tempo, é levado a Web e tecnologias relacionadas de comunicação para desbastar o Muro de Berlim da educação tradicional para fazer as estratégias acima e não apenas boas idéias, mas essencial. Se você não concordar com isso, pare de ler agora e relaxar. É seus alunos que vai fazer todos os ajustes. Com, envie cada outras respostas em tempo real exame por SMS, ou calmamente sentado na sala de aula, cabeças inclinadas sobre os livros, ouvir Pink Floyd em fones de ouvido sem fio. De uma distância segura provavelmente se parece com o que está acontecendo em muitas salas de aula de hoje. Assim, se reconhecemos que a informação da Web e outras tecnologias de comunicação exigem uma mais autêntica, abordagem de aprendizagem centrado - e nossos instintos educador próprio engrossar o coro - estrutura scaffolded uma WebQuest permite-nos colocar as idéias que os teóricos da educação têm defendido há décadas em prática hoje. Parece razoável que uma WebQuest ligaria a recursos na web. No entanto, deve-se notar que estes são "essenciais" de recursos. Aquelas atividades que os alunos apenas um ponto para briefs enciclopédico, livro digere ou pior, palavra pesquisas e livros para colorir, não tirar proveito da capacidade da Web para apresentar recursos que poderiam ser interativo, mídia rica, contemporânea, contextualizada, ou de perspectivas variadas . Uma pergunta rápida, muitas vezes resolve se a Web (e, portanto, uma WebQuest) vale a pena usar: "Será que esta aprendizagem ser alcançado com a mesma eficácia sem a Internet?" Se a resposta for sim, vamos salvar a largura de banda para algo melhor.
A melhor WebQuests, porém, não poderia ser feito sem a riqueza de recursos da Web atraente. Como a Web amadureceu desde seus primeiros dias, esses tipos de sites evocativos são mais prevalentes e tendem a criar a faísca que traz tipos específicos de aprendizagem viva (março, 2000a). Apesar de um adulto pode encontrar tais sites e intuitivamente envolver-se em conjecturas, os alunos irão beneficiar da orquestração delicada de um professor de experiências na Internet, de construção para os insights cognitivos que produzem uma motivação intrínseca para aprender. Caso contrário, a disposição dos desenvolvedores de conteúdo para dar "nós" o que "querem" em todo seu horror e glória sugere um futuro sombrio de pandering para fins menor. Uma WebQuest bem executado facilita uso significativo da Web para fins educacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário