quinta-feira, 21 de julho de 2011

Os conceitos de hipertexto:


Segundo Preece (1997), o termo hipertexto surgiu com Theodore Holm Nelson para definir a idéia de escrita e leitura não lineares em sistema de informática. Este autor idealizava um sistema de texto que permitissem aos escritores rever, desfazer e comparar de maneira ágil qualquer parte de suas obras. Nesta época (1967), os processadores de texto não existiam e Nelson, ao inventar o termo hipertexto visava exprimir a idéia de leitura e escrita não linear, utilizando um sistema informatizado denominado Xanadu.



Contudo, a primeira concepção de hipertexto é atribuída a Vannevar Bush, segundo Ramal (2001), no artigo publicado em 1945, “As we may think”. Neste trabalho, Bush esboça o Memex que, em linhas gerais, é um precursor do computador pessoal hoje utilizado. Sua formação era em matemática e ele trabalhava numa agência de Desenvolvimento e Pesquisa Científica do Governo Norte Americano, onde coordenava cerca de seis mil cientistas.

O grande desafio imposto a Bush foi o de tentar criar um sistema que pudesse organizar e armazenar um volume crescente de dados, de tal forma que permitisse a outros pesquisadores a utilização destas informações de maneira rápida e eficiente. No citado artigo, este autor afirma que o raciocínio humano funciona por associações, saltando de uma representação à outra ao longo de uma rede de conhecimento. O volume de dados crescentes, sua organização, seu transporte e as facilidades de acesso, estudadas por Bush, foram a base para que seus seguidores desenvolvessem o conceito de hipertexto.



Na história do hipertexto, outro personagem importante é Douglas Engelbert, Diretor do Argmentation Research Center (ARC) do Stanford Research Institute. Neste centro de pesquisa foram testadas várias situações relacionadas com a apresentação de informações: tela com múltiplas janelas de trabalho; possibilidade de navegação com o mouse; complexos informacionais representados na tela por símbolos gráficos; conexões associativas (hipertextuais) em bancos de dados ou entre documentos escritos por autores diferentes; tutoriais dinâmicos para representar estruturas conceituais nos sistemas de ajuda ao usuário integrado ao programa. Neste centro de pesquisa foi criada uma metáfora de desktop, uma interface gráfica desenvolvida pela Xerox Parc.

Nessa época, o conceito e o uso de metáforas de interface proporcionou uma mudança nos processos de desenvolvimento de produtos, enfatizando o projeto centrado no usuário.



Organizações como a IBM, Hewlett Packard e a Apple começaram a integrar profissionais como ergonomistas, cientistas cognitivos, artistas e outros em suas equipes de desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário