sábado, 9 de julho de 2011

Quem sou como professor e Aprendiz?


Inicialmente é importante focar com que grupo de alunos estamos trabalhando nesse novo cenário da educação,  uma vez como enfatizou Nóvoa “que é impossível imaginar uma profissão docente em que práticas reflexivas não existam”. Então a meu ver acredito que ao ensinar  Tecnologia,   percebo que muitos alunos também  usam no seu dia a dia novas formas de Tecnologia para facilitar a sua interação no ambiente escolar.  Desta maneira ao mesmo tempo em que ensino tenho  a oportunidade de aprender algo novo com o aprendiz.
 
O que é ser professor hoje?
Professor é muito mais do que um ser  facilitador de tarefas ou atividades,  na minha opinião professor é o agente intermediário  entre o presente e o futuro daquele “ ser “ que mesmo sem entender  nada chegou na escola   querendo aprender e ser entendido .
Quem sou eu(professor) neste contexto?
Sabendo que estou trabalhando com a Tecnologia na Educação procuro ser mais transparente possível, preparando as aulas de acordo com a necessidade de cada grupo de alunos, e acompanhando parcialmente cada aluno quando se trata do mesmo apresentar comportamento problemático, ao usar a criatividade do aluno conseguimos bons resultados, porque muitas vezes tenho que utilizar ferramentas diferentes que acabam me ensinando como solucionar determinados  problemas do cotidiano escolar.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário