sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Resumo: O Quarto de Van Gogh

INTRODUÇÃO
Esta atividade teve por objetivo, proporcionar aos alunos o interesse e explorar sua criatividade através de atividades lúdicas, como a confecções de desenhos e recortes, favorecendo o desenvolvimento das habilidades de observar, criar e interpretar figuras.
Procedimentos metodológicos
Iniciou-se a aula com uma apresentação de vídeo sobre as obras do pintor Vincent Van Gogh e posteriormente foi realizada uma tarefa usando a tela “O Quarto”, onde os alunos reproduziram um quarto em folha de sulfite e dobraduras, neste quarto os alunos puderam desenhar e colar figuras representando seu próprio quarto.
Avaliação
Será avaliada a criatividade e a participação do aluno, que no final da atividade será capaz de interpretar o que produziu.

Produtos e objetos do portal do professor:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=8055
Esse video é muito proveitoso para o ensino aprendizagem, pois relata um patrimonio ambiental que merece ser preservado: o Aquífero Guarani. por ser um dos maiores reservatorios de agua doce da america latina. Em aula poderia servir de um estímulo para que os alunos aprofundassem no assunto.




http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=820
Esse video da KIKA é excelente, todos os argumnentos são retratados de forma que a criança possa entender melhor, em uma linguagem simplificada. E também , não só crianças, mais qualquer pessoa de qualquer idade. O video traz as perguntas curiosas que as crianças fazemos e geralmente não tem as resposta dos adultos. Na sala de aula pode-se trabalhar com outras duvidas das crianças e suas soluções e também trabalhar com o meio ambinte através da reciclagem.

Mídia edudcação no contexto escolar: Mapeamento crítico dos trabalhos realizados na escola de ensino fundamental de Florianópolis.(Silvio Costa)

O autor relata que hoje em dia a mídia deixou de ser uma novidade, hoje ela é bastante conhecida no meio educacional e muito utilizada tanto por professores quanto por alunos, além de uma ferramenta importante na educação é também facilitadora na comunicação. Porém cabe ao usuário pensar mas sobre a presença desses meios em suas vidas e utilizar o que mais lhe for mas favorável e ver a escola, a família como espaço educativo e socializadores entre educador e
educando.
É de estrema importância que as escolas façam uso de todos os meios de comunicação para que os alunos possam aprender a refletir, criticar e criar através das tecnologias.
Em sua pesquisa de campo, o autor chegou à conclusão de que as escolas fazem uso da tecnologia, contudo, esse uso ainda não esta sendo explorado efetivamente.